quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
Entidades saem em defesa do IBOPE após matéria da Record
Redação Portal IMPRENSA
Na última quarta-feira (2), a Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), o Grupo de Mídia de São Paulo e a Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP) publicaram nota conjunta, defendendo o sistema de mensuração da TV, feito pelo IBOPE. O apoio surge três dias depois de reportagem veiculada no “Domingo Espetacular”, da Record, em que o programa questionou recente falha no medidor do Instituto Brasileiro de Opinião Pública.
“O sistema brasileiro de mensuração de audiência da TV, operado pelo Ibope (aqui e em diversos países da América Latina), tem o objetivo de servir ao mercado publicitário como um todo, não se atendo aos interesses específicos de uma empresa ou grupo em particular, seja do setor de anunciantes, seja do setor de agências, seja do setor de veículos”.
No comunicado, as entidades ressaltam a metodologia do instituto, segundo elas, “de alto nível de excelência, existente em diversos mercados, devidamente adaptado para o Brasil, adotado por todas as redes de TV nacionais e utilizado como padrão de referência por anunciantes e agências”.
As instituições concluem ainda que erros cometidos pelo sistema devem ser analisados e corrigidos tecnicamente pela Comissão Abap Redes, responsável por gerir o órgão.
Na reportagem, o “Domingo Espetacular” questionou a credibilidade do IBOPE, baseado na falha ocorrida no sistema de mensuração de audiência no dia 22 de novembro, na Grande São Paulo. A matéria divulgou notas oficiais, em que empresas de telefonia se isentam do equívoco, que deixou o medidor de audiência fora do ar por cerca de três horas.
Três dias antes da reportagem, a Rede Record determinou que fosse suspensa a divulgação dos índices de audiência dos programas da emissora.
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